A Arquitetura é uma forma de criação que parece não parar de surpreender. As possibilidades parecem inesgotáveis, e a inovação no uso das formas e materiais permite que saiam do papel projetos cada vez mais variados. No entanto, alguns arquitetos parecem superar todos os limites. O resultado é fascinante e, por vezes, um tanto inusitado. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com diversas casas, prédios e templos ao redor do mundo que chamam a atenção pela excentricidade. Muitos acabam despertando curiosidade, nos fazendo pensar: de onde vem tanta criatividade? Alguns acabam virando até mesmo pontos turísticos. Confira! 

Wonderworks, EUA

WonderWorks em Pigeon Forge, Estados Unidos

A primeira construção da nossa lista é para deixar as coisas de cabeça para baixo! Localizada na cidade de Pigeon Forge, estado do Tennessee, a casa invertida é uma espécie de museu científico educativo.

Há salas para interagir com sons, luzes, água, entre outros. O local ainda recebe exibições de Matemática e Física. Estudantes e turistas podem se divertir visitando esse lugar que é uma verdadeira festa dos sentidos! 

Confira mais detalhes no vídeo abaixo: 

Grande Teatro Nacional, China


Inaugurado em 2007, a casa de espetáculos fica localizada em Pequim. Com capacidade para 6500 pessoas, os principais auditórios são o Salão de Ópera e o Salão de Teatro. O formato oval, junto com o reflexo do  lago e a incrível iluminação, tornam essa obra inesquecível!

A Casa Torta, Polônia

Uma casa localizada no litoral polonês certamente chama a atenção. É a Krzywy Domek (ou “casa torta”, em português). Quem se depara com a casa tem a impressão de que a mesma está derretendo, como se a estrutura estivesse prestes a se desmanchar por completo.

Construída em 2004,  a casa possui mais de 4000m² e é hoje um grande centro comercial, com lojas e escritórios de diversos setores. Quer saber mais? É possível realizar um tour virtual acessando o site oficial da casa. Corre lá! 

Waldspirale, Alemanha

Resultado de imagem para waldspirale

Praticamente nada nesse prédio localizado em Darmstadt, na Alemanha, se repete. Esse conjunto residencial inaugurado em 2000 se destaca por ter todas as suas portas e janelas diferentes umas das outras. As diferentes cores utilizadas para pintar a construção e o formato arredondado e irregular também despertam curiosidade. Incrível!

A Casa Sapato, Estados Unidos

Essa casa em formato de sapato foi construída em 1948 com um único objetivo: ser uma grande peça publicitária. Quem teve a ideia foi o Mahlon Haines, um especialista em venda de sapatos. Apesar de nunca ter sido propriamente habitada, a casa possui cômodos bem específicos. A sala de estar fica no dedo do pé, a cozinha é localizada no calcanhar e os dois quartos ficam no tornozelo. Vai entender!

Casa de Lótus, Índia 

Resultado de imagem para a casa de lotus

A última da lista chama a atenção pela beleza. O Templo de Lótus é um deleite para os olhos. Localizado em Nova Deli, a construção possui formato de flor de lótus e já ganhou diversos prêmios pela ousadia de um projeto ímpar. A chamada “Casa de Adoração Bahá’í” é aberta a todos, independentemente da religião ou outra distinção. Bom demais! 

Construções surpreendentes, não é mesmo? Não deixe de utilizar os comentários para dizer o que achou! O Blog da Axis 21 é atualizado com novidades semanais. Até a próxima!